Com pontuação quase 20 pontos acima da In.Pacto, segunda colocada, a FSB tem praticamente nas mãos continuar com a conta de comunicação corporativa do Ministério da Cidadania.
A agência foi a vencedora da fase técnica da Concorrência nº 2/2021, superando as demais concorrentes, In.Pacto, InPress e Approach. E, se passar pela fase de preço — que raramente desclassifica alguém — terá a responsabilidade pela verba de R$ 14,1 milhões, para os primeiros 12 meses, da pasta.
O desafio que as quatro enfrentaram foi criar estratégias para que a sociedade deixasse de ver de forma pejorativa os programas do Ministério da Cidadania — como o Auxílio Emergencial –, considerados muitas vezes “unicamente assistencialistas”, como citou o edital.
Estas foram as pontuações das quatro agências e que colocaram a Approach como desclassificada, por estar abaixo de 75 pontos.
Empresa | Invólucro 2 (Plano de Comunicação Corporativa) |
Invólucro 4 (Capacidade de Atendimento e Relatos de Soluções de Comunicação Corporativa) |
Total |
FSB | 76,00 | 20 | 96,00 |
In.Pacto | 57,66 | 20 | 77,66 |
In Press | 55,00 | 20 | 75,00 |
Approach | 35,66 | 17 | 52,66 |
Atualização em 07/04/2022
Como a concorrência está em andamento e o contrato 05/2017, com a FSB, encerrou-se em 1 de abril, o Ministério da Cidadania decidiu prorrogar “de maneira excepcional”, o vínculo com a agência, valendo de 03/04/2022 a 30/08/2022, ou seja, 180 dias. Mas ele poderá encerrado antecipadamente se a licitação conseguir chegar ao final antes disso.
O valor atualizado do novo contrato é de R$ 6,31 milhões.
Atualização em 04/05/2022
A subcomissão técnica não alterou nenhuma nota por conta dos recursos apresentados pelas agências InPress e In.Pacto, mantendo os resultados conforme foram divulgados anteriormente.
Com isso, o Ministério da Cidadania convocou as três agências classificadas para a sessão de preços no dia 06/05.
Atualização em 19/05/2022
A FSB foi oficializada a vencedora da concorrência, tendo oferecido 48% de desconto na fase de preços.
Atualização em 05/07/2022
O Ministério da Cidadania assinou em 01/07/2022 o contrato com a FSB Comunicação e Planejamento Estratégico Ltda., no valor de R$ 7.343.582,47, valendo até 01/07/2023.
LEIA TAMBÉM NA JANELA
• Cidadania sobe a verba em nova licitação para agência corporativa (em 20/12/2021)